O que é PCM – Planejamento e controle da manutenção?

O PCM – Planejamento e Controle da Manutenção, nada mais é nada mais do que um conjunto de ações que visa planejar, programar e verificar os resultados da execução das atividades de manutenção.

Comparar com outros valores previamente estabelecidos também faz parte do PCM – planejamento e controle da manutenção.

Basicamente PCM é sobre planejamento, programação e medição de resultados do trabalho de manutenção de uma área técnica.

Vamos falar das fases mais importantes de um PCM e como o uso de um aplicativo de gestão de manutenção pode ajudar em cada fase:

Fase 1: Elaboração de um cronograma

Cada empresa tem características e metas diferentes, certo? Por esse motivo é impossível determinar um passo a passo para todos os casos, porém, é possível determinar certas práticas podem ser utilizadas em várias situações.

Num primeiro momento você deve colher informações sobre a linha de produção, os recursos disponíveis, a capacidade produtiva da equipe e os estados operacionais dos equipamentos.

Após essa análise de dados, considere os prazos de entrega e construa um cronograma adequado às exigências dos clientes.

Para montar um cronograma a tecnologia pode te ajudar a ter uma visão clara da sua equipe, em comparação a agenda de horas disponíveis, como nessa imagem:

PCM - Planejamento e controle da manutenção.

Tenha cuidado para não oferecer algo que não esteja dentro do alcance de sua gestão.

Estabelecer prazos curtos, que não condizem com o ritmo de produção, pode causar problemas e desmotivar os colaboradores.

Lembre-se de que a programação de compra e o gerenciamento de estoque são indispensáveis nessa etapa. Eles definem valores e prazos para a execução correta das atividades.

Fase 2: Programação recorrente da parada

As paradas, quando não programadas, afetam a produtividade na indústria. A falta de planos de manutenção é a sua principal causa. Por isso, é muito importante programá-las em sua rotina de trabalho.

Essa fase é caracterizada pela criação de datas para executar paralisações, com o objetivo de reparar as condições de trabalho dos equipamentos.

Nessas horas, a comunicação é fundamental, pois ela ajuda a criar um padrão a ser seguido, facilitando a execução das atividades.

O ideal nesse caso é montar uma agenda com compromissos recorrentes de parada obrigatória. Você deixa tudo programado durante o ano todo, como nesse exemplo:

Fase 3: Checklist com instrução de serviço para as manutenções

O próximo passo descreve os processos que serão realizados pela setor de manutenção. Aqui é preciso informar detalhadamente sobre todos os dados, listando tudo o que deve ser feito, como no exemplo abaixo:

  • Limpeza de máquinas;
  • Troca de peças;
  • Lubrificação e troca de óleos;
  • Rotinas de inspeção.

Todas essas rotinas podem ser transformadas em um checklist, dentro do aplicativo no smartphone, dessa forma seu técnico é responsável por seguir uma sequência de execução como nesse exemplo:

Fase 4: Instrumentação dos dados

Quando existe a necessidade da coleta contínua de dados, o acompanhamento só é efetivo se for feita uma análise de resultados, junto com o planejamento preditivo e acumulativo. Para isso é necessário considerar as seguintes informações:

  • Tempo de trabalho da máquina;
  • Quantidade produzida;
  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Vibração.

Toda essa coleta de dados pode ser transformada em um formulário e colocado dentro do aplicativo no smartphone. Assim o seu técnico faz a medição dos dados como nesse exemplo:

Depois de colher as informações pelo aplicativo, você tem todas elas compiladas no Excel e pode utilizar de acordo com a sua necessidade, como no exemplo abaixo:

Fase 5: Acompanhamento

Até o momento abordamos apenas tópicos relacionados ao planejamento de ações. Porém, eles sozinhos não são suficientes para garantir a qualidade do trabalho.

Acompanhar o desempenho da manutenção é algo essencial. Essa fase permite que você compare o planejamento com aquilo que realmente está sendo executado.

Infelizmente muitos gestores deixam essa questão de lado e perdem cada vez mais o controle da situação. Portanto, acompanhe de perto tudo o que acontece em sua empresa e fique atento a problemas e falhas.

Quando você tem um sistema de gerenciamento, é possível acompanhar tudo online:

O sistema irá trazer indicadores de desempenho que lhe permitem tomar decisões rápidas, como nesse exemplo:

Aplicativo para o Gestor de Manutenção

O APP Gestor Contele é a versão mobile do sistema Contele Gestor de Equipes para gestores e supervisores.

O aplicativo está disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android).

Utilizar um aplicativo que aumente a gestão e controle da manutenção PCM é necessário para todas as empresas que possuem esse tipo de operação na rua.

No APP, o gestor tem acesso a todas as ordens de serviços da equipe, fortalecendo o serviço de manutenção preventiva e preditiva da equipe.

Gravei um Webinar para o meu canal Tudo sobre Gestão de Equipes, mostrando todas as funcionalidades do APP. Vale a pena dar uma olhada:

Gestão COM APLICATIVO de PCM - PCM - Planejamento e controle da manutenção

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE