Base de Dados para Vendas Externas: Informações na palma da mão

A base de dados para vendas externas é um dos principais fatores que fazem empresas irem mais longe.

Sem uma base de informações sobre os clientes, empresas teriam que conhecer e encontrar o seu prospect na prática, no ‘’calor’’ da rua.

O tempo perdido para encontrar novos clientes, sem uma base de dados do mercado, é algo muito improdutivo.

Para criar um crescimento real e duradouro para você e sua empresa, é necessária uma base que te forneça informações sólidas sobre o seu mercado.

A boa notícia é que, na era digital, encontrar uma base de dados para vendas externas ficou mais fácil.

Gravei um vídeo para o canal Tudo sobre Gestão de Equipes, mostrando onde e como você pode encontrar a base de dados para o seu field sales:

A evolução da base de dados

Para se ter uma ideia, eu sou da época das ‘’páginas amarelas’’, que também era conhecido como Lista Telefônica.

Naqueles papéis amarelos, eu tinha os telefones e endereços das empresas.

Lá, nós ficávamos buscando os segmentos das empresas e ligando, com o objetivo de vendas.

Para a época, era algo incrível, ter tanta informação com poucas folheadas.

As bases de dados mudaram e evoluíram muito, em tão pouco tempo.

Hoje em dia, nós temos a internet, Google, Whatsapp, etc. 

Toda essa evolução, abriu uma enorme possibilidade de coletar dados e informações relevantes para o seu mercado de prospecção.

Não coloque os vendedores na rua sem uma base

Assim como o Pitch de Vendas, não faz mais sentido mandar o vendedor para a rua, sem nenhuma base ou instrução do que fazer.

O planejamento e as estratégias das prospecções precisam ter uma base sólida e confiável. 

Resumindo: Tudo precisa ser pensado!

Acontece que algumas empresas jogam os vendedores na rua, confiando apenas no ‘’faro’’ do vendedor…

O problema maior aqui é desconsiderar a base de dados como algo estratégico para a empresa.

Como encontrar uma base de dados para a suas vendas externas?

Antes de tudo, passe um tempo conhecendo o mercado que está, e o nicho que deseja atender.

Assim, você poderá validar se o que está planejando, está dentro do possível no cenário atual.

O próximo passo é conhecer o mercado do seu público-alvo.

Como disse anteriormente, a tecnologia abre um leque de opções para a busca de uma base de dados.

Hoje, existem diversas empresas especializadas na venda de base de dados.

Mas não fique preocupado! Caso ainda não tenha um orçamento para a compra da base, você pode utilizar meios gratuitos para tal pesquisa.

No Google, existem diversos sites brasileiros e estrangeiros que disponibilizam pesquisas e informações sobre nichos de mercados.

Além disso, você poderá fazer uma pesquisa mais simples ou avançada.

Uma outra forma de encontrar dados relevantes é pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O órgão governamental disponibiliza bases de dados de pesquisas e sensos que são realizados todos os anos, sobre diversos mercados e segmentos.

Com isso você poderá encontrar gratuitamente, a base de dados necessária para o implantar em seu processo de vendas.

Depois de encontrar a base de dados, o que fazer com ela?

Após encontrar a base de dados, você precisa compilar as informações relevantes para a sua empresa, digitalizar e disponibilizar para os vendedores.

Essa compilação e estruturação precisa ser feita pensada no smartphone, pois é por meio dele que o seu vendedor terá essa informação.

Dessa forma, seu vendedor vai a serviço na rua já com um direcionamento, tendo uma ideia de onde ele pode ir para encontrar clientes potenciais.

Transformar as informações em papel, para que os vendedores fiquem carregando peso por aí, é algo totalmente improdutivo.

Montamos um Guia de Alta Produtividade que explica bem as implicações dos problemas de quem utiliza muito papel em sua operação de vendas externas.

Neste guia gratuito, você vai aprender os pilares da produtividade e entender como você pode tornar o seu vendedor mais produtivo sem a papelada.

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