Data Driven na Gestão de Equipes Externas NA PRÁTICA: Entrevista Exclusiva com Gestor

Data Driven na Gestão de Equipes Externas NA PRÁTICA: Entrevista Exclusiva com Gestor

O Data Driven tem feito grande transformação nas equipes externas que têm absorvido sua lógica e aplicado o método em sua empresa.

Essa história de sucesso, é o caso do Luidy Garcia, gestor que potencializou sua equipe comercial com a gestão guiada por dados.

Veja comigo o Data Driven na Gestão de Equipes Externas NA PRÁTICA: Entrevista Exclusiva com Gestor

Luidy Garcia é líder da equipe de vendas da Vetorial Internet, provedor de internet que atua em 3 cidades do Rio Grande do Sul.

Luidy é aluno do Curso Gestão de Equipes Externas 2.0, e no seu depoimento conta que sentia a necessidade de entender mais sobre tecnologia e como aproveitá-la para trazer mais dados e informações na sua gestão.

Qual a importância da equipe externa para a Vetorial Internet?

Luidy explica que, por conta da pandemia, houve uma redução da equipe de 15 para 10, ação feita com o propósito de manter uma equipe de vendedores na empresa.

O isolamento social resultou em uma mudança do comportamento dos clientes, por isso, Luidy remanejou algumas funções:

“Com as pessoas em casa, e o serviço presencial paralisado, a demanda nas redes sociais aumentaram muito. 

Por isso, realocamos parte dos vendedores para atender nesses canais.”

Esse tipo de ação evidencia que a equipe tem um papel vital na empresa, portanto, é sempre bom ter uma visão estratégica para operar da melhor forma.

Esse não é o primeiro caso em que uma empresa com equipe externa inova na pandemia e traz novas maneiras de aproveitar seu time externo:

Quando você teve a iniciativa de introduzir tecnologia na gestão?

Segundo o Luidy, a iniciativa de implantar mais tecnologia na equipe aconteceu no começo do ano, quando ele sentiu a necessidade de ter um fator importantíssimo: Dados.

Em um cenário competitivo e com grandes concorrentes, agilidade e informação não poderiam faltar:

“Sentimos que precisávamos otimizar cada vez mais os nossos serviços por meio dos vendedores, e fazer com que as visitas deles fossem mais estratégicas.

Informações como a classe social de cada bairro e tamanho da casa eram necessárias para entregarmos o melhor plano para cada cliente.”

Com isso, Luidy decidiu implantar o Google Formulários para os vendedores preencherem nas visitas e o Excel, para organizar as informações adquiridas.

Que resultados positivos você alcançou após implantar a tecnologia na gestão?

“No primeiro bimestre em que implantamos as ferramentas, nós conseguimos elaborar estratégias de retenção de clientes, mensurar perfil dos clientes por bairro e paramos de fazer as coisas no achismo, sendo agora tudo baseado nas informações que coletamos dos vendedores e de outros meios”.

Vamos ressaltar que todo esse resultado foi adquirido utilizando apenas ferramentas gratuitas, provando que independente da ferramenta ou tamanho da empresa, é possível aplicar tecnologia com sucesso.

Em um post para o blog, eu explico como automatizar sua equipe externa utilizando por meio de um método:

Automação na Sua Equipe Externa: Método Simples e de Alto Resultado para a sua Empresa

Qual foi a reação da equipe com a implantação da tecnologia?

Toda vez que implantamos um processo ou ferramenta diferente na gestão, algumas pessoas acabam resistindo ao novo.

Para evitar conflitos dentro da gestão, Luidy traz a equipe para dentro do planejamento.

“A Vetorial tem o perfil de empoderar os funcionários e dar voz a eles. Estamos sempre abertos a sugestões e melhorias vinda deles. 

Além disso, dar essa liberdade faz aumentar ainda mais o comprometimento de cada um.”

Qual o objetivo da empresa a partir de agora?

Com o primeiro passo dado, Luidy conta que a empresa tem muitos objetivos a serem alcançados ainda:

“O próximo passo será de conseguir obter informações mais detalhadas e específicas. Hoje em dia, conseguimos extrair informações básica dos nossos clientes, porém queremos ir além para construir o máximo de perfis possível e entender de fato o que leva uma pessoa a comprar nosso serviço, e o que leva a recusar”.

Faça como o Luidy!

Luidy percebeu que se ele não atualizasse os processos da sua empresa, ficaria pra trás na fila do mercado.

Com isso, o gestor adquiriu o Curso Gestão de Equipes Externas 2.0, curso que o ajudou a tomar sua empresa mais competitiva.

Nesse curso, você aprenderá uma metodologia que revolucionará sua gestão, reduzir os custos e aumentar a produtividade, deixando sua equipe externa altamente capacitada.

Conheça o Curso Online Gestão de Equipes Externas 2.0

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