A equipe externa é o principal braço da comunicação direta com seus clientes e prospects.

São colaboradores que são distribuídos estrategicamente em campo para executar tarefas de forma organizada pelo gestor de equipes externas.

No post de hoje, vamos falar  sobre o que uma equipe externa faz e quais os benefícios de se ter uma:

O que é uma equipe externa (e o que ela faz?)

A equipe externa é a extensão empresarial nos seus clientes, leads e prospects.

Como o nome já diz, o seu trabalho é exercido fora da empresa, seja nas ruas, em visitas a outras empresas, assistência, reposição de mercadorias, etc.

Ela pode ser dividida em categorias de equipes, como por exemplo:

  • Equipes de Vendas
  • Equipes de Técnicos
  • Equipes de Promotores

Cada uma dessas equipes servem para suprir uma necessidade diferente da empresa.

Equipes de Vendas

É a responsável não só por vender os produtos ou serviços da sua empresa, mas também conquistar a confiança dos clientes.

Ter uma relação saudável entre vendedor e cliente é a chave para uma base consolidada.

Esse tipo de equipe precisa conhecer de ponta a ponta a sua empresa, receber constantementes treinamentos e possuir um projeto de crescimento e metas claras.

Com isso, o gestor de uma equipe de vendas precisa:

  1. Trabalhar a comunicação interna;
  2. Acabar com a burocracia usando a tecnologia;
  3. Estabelecer metas;
  4. Dar treinamentos periodicamente;
  5. Dar feedbacks!

Assim que o gestor preparar uma equipe de vendas 100%, ele terá:

  1. Acesso a clientes que precisam ser despertados;
  2. Presença de marca mais forte (follow-up);
  3. Leads mais qualificados.

Leia também: A Melhor Estratégia Para Alinhar Uma Equipe de Vendas

Equipe Técnica

Equipes que geralmente realizam serviços, sejam reparos ou manutenções periódicas em equipamentos alocados pelas empresas.

Estabelecer processos como um checklist de tarefas a fazer é um diferencial de qualidade para sua empresa.

Dicas para gerenciar a equipe de técnicos:

Por conta de trânsito e outros fatores que interferem no tempo de chegada a um cliente, você deve planejar as tarefas com antecedência, otimizando as visitas.

Além disso, o treinamento de funcionários deve ser contínuo, pois terão atualizações e melhorias nos equipamentos, e é fundamental todos estarem ao par.

A equipe técnica serve para a empresa que busca:

  1. Oferecer um serviço pós-venda para seu produto (elevadores, ar-condicionado);
  2. Oferecer um serviço amplo (manutenção, limpeza, reparos);
  3. Receber feedbacks do seu produto/serviço;

Leia também: Manual de Visita Técnica com Formulários do Contele Gestor de Equipes

Equipe de promotores de vendas

O promotor de venda é responsável por executar as estratégias nos pontos de vendas (PDV) dos produtos das empresas.

Ele reporta informações dos concorrentes, revisa o estoque, posiciona os produtos e cria relacionamento com os responsáveis dos estabelecimentos para discutir melhores espaços no PDV.

Esses dados são passados para o gestor de equipes externas para alimentar o controle de estatística e fazer o gerenciamento.

Dicas para gerenciar a equipe de promotores:

  1. Mantenha um canal de diálogo aberto com seus promotores, pois é ele quem te passa todas as informações do seu produto/marca no PDV;
  2. Supervisione bem de perto a equipe para ter uma gestão alinhada, sem ruídos e com tarefas executadas de acordo com o planejado;
  3. Treine constantemente sua equipe;
  4. Estabeleça metas e bonificações como estratégia de motivação e norte (foco) para seus promotores.

Leia também: APP para Promotores de Vendas na Prática – com Rodrigo Abrahão

Vantagens e Desvantagens de uma equipe externa

Com o relacionamento com o cliente mais estreito por conta da equipe externa, você adquire vantagens como:

  • Feedbacks mais realistas do seu produto ou serviço;
  • Em um curto prazo, a equipe externa pode trazer mais perspectiva de projetos em andamento;
  • Melhores resultados;
  • Colheita de dados estratégicos;

 No entanto, você precisará lidar com as seguintes desvantagens:

  • Custo de deslocamento;
  • Alcance reduzido;
  • Mais caro se não der resultados;

Mas, para essas questões, já existe solução.

A solução para a equipe externa

Para contornar as desvantagens de uma equipe externa, é necessário investir em tecnologia.

Já existem no mercado inúmeros softwares e aplicativos com o objetivo de reduzir custos na gestão e no trabalho de equipes externas.

O Contele Gestor de Equipes é um deles.

O Contele Gestor de Equipes é um software de gestão de equipes externas, onde o gestor é capaz de acompanhar o andamento de sua equipe através do computador.

Cada informação é enviada ao sistema do gestor e são separadas e agrupadas para serem gerados relatórios, revelando o desempenho da equipe externa, e no que pode melhorar.

Por meio do aplicativo do funcionário externo, ele verifica as visitas que precisa fazer no dia, qual a melhor rota para o local, e registra a entrada e saída da visita, onde ele pode:

  • Preencher formulários técnicos;
  • Tirar fotos do serviço feito;
  • Gerar Ordem de Serviço;
  • E mais!

É comum os gestores de equipe registrarem redução de 81% nos atrasos das visitas.
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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE