O km rodado é um excelente indicador de produtividade

O km rodado é um excelente indicador de produtividade

Dentro de uma equipe externa, existem vários indicadores de produtividade
nos quais é importante prestar atenção, vou listar alguns deles:

  • Vendas;
  • Quantidade de visitas;
  • Pontualidade;
  • Duração das visitas no cliente;
  • Feedback dos clientes sobre o atendimento.

Além desses, no post de hoje, irei explicar a importância da quilometragem rodada como indicador de produtividade na equipe externa.

“Mas o km rodado não é um indicador importante”

Se você é gestor de uma equipe de vendas pode pensar: “— Pra mim, apenas o que interessa é vender!”

Se você lidera uma equipe de técnicos pode pensar: “— Pra mim, apenas o que interessa é a quantidade de atendimentos por dia’’

Nem sempre! Não são apenas esses indicadores que devem ter a sua atenção.

Vamos usar o exemplo do vendedor que faz apenas 5 visitas por mês e alcança as metas, e outro vendedor que, apesar de fazer 50 visitas por mês, não chega nem perto das metas.

Isso é normal? Claro que não…

O seu melhor vendedor pode estar com uma carteira de clientes que compram muito, se acomodando com o que tem, enquanto que o outro pode estar ralando muito e não conseguindo nada..

Um outro exemplo é o do técnico que atende mais chamados. Mas será que o cliente ficou satisfeito com o atendimento?

Nesse caso, não basta somente a quantidade, é preciso também a qualidade dos serviços prestados.

Em ambos os casos, existem diversos fatores que estão fora do alcance de um gestor que não controla os seus indicadores.

A importância da medição dos indicadores

Como saber se um funcionário está rodando muito e outro está rodando pouco? E, qual dos dois estão sendo mais rentável para a empresa.

É necessária a medição desses indicadores e o cruzamento com outros dados obtidos.

É verdade que, muitas vezes, medir indicadores dá mais trabalho do que apenas planejar e agir.

Porém, agir sem ter controle dos indicadores pode ser um grande erro.

Para ter certeza que sua equipe está no caminho certo é necessário medir os resultados de tempos em tempos e comparar os melhores contra os piores resultados.

Guia de Como fazer o Reembolso por KM Rodado

KM Rodado vs Produtividade

Com a medição de indicadores como a quilometragem rodada, vendas e visitas realizadas, é possível comparar membros da equipe externa, carteira de clientes, localização das visitas, entre outros fatores.

Dessa forma, você saberá se um funcionário que roda muito é o mais dedicado à função ou não.

Além disso, será possível descobrir se o funcionário que roda pouco é o mais acomodado ou não.

Apenas com a medição dos indicadores e com o cruzamentos desses dados que é possível chegar a uma conclusão.

Não chegue a conclusões em sua empresa baseadas em ‘’achismo’’.

É perfeitamente possível que você controle esses indicadores.

Como medir os indicadores e fazer um cruzamento de dados

Existem duas formas de controlar os indicadores como o valor do km rodado:

  • Manualmente: Planilhas, papéis, confiança em terceiros, etc.
  • Automáticamente: Tecnologia.

Manualmente

Se é o seu desejo controlar a produtividade da equipe de forma manual, disponibilizamos aqui o download grátis da planilha de produtividade para equipe externa.

Nessa planilha, é necessário que você alimente os dados das visitas realizadas e não realizadas da sua equipe.

Desse modo será possível fazer o cálculo da produtividade de cada colaborador da sua equipe.

Por ser um método manual, o processo de alimentar e armazenar esses dados não é o ideal, pois pode ser burocrático e com dados imprecisos.

Automaticamente

E se tudo fosse automático e confiável para sua equipe?

O Contele Gestor de Equipes traz exatamente essa proposta!

Contele Gestor de Equipes - Reembolso de KM Rodado

Com o Contele Gestor de Equipes você consegue acompanhar a quilometragem rodada precisa da equipe, a avaliação das visitas e detalhes das visitas.

Você pode conhecer melhor fazendo um teste gratuito conosco.



O km rodado é um excelente indicador de produtividade
4.5 (90%) 4 voto[s]