O que é KPI de Equipes Externas e como fazer um para a sua

O que é KPI de Equipes Externas e como fazer um para a sua

Saber quais indicadores se deve utilizar para fazer a medição dos resultados, ou seja, KPI de equipes externas, vai dizer se sua gestão vai ser produtiva ou não.

Nesta Live, vamos explicar o conceito de KPI e mostrar como fazer um para a sua equipe externa.

O que é KPI

KPI significa Key Performance Indicator (em português, indicador-chave de desempenho), ou seja, são os indicadores utilizados para as tomadas de decisões.

Fazer a gestão sem indicadores concretos não levará a tomada de decisões certeiras.

Com KPI’s, você consegue acompanhar o desempenho de toda equipe externa, e por etapa.

Dessa forma, é possível identificar onde sua equipe precisa melhorar, e fazer uma ação de melhoria em cima disso.

Um exemplo do KPI utilizado na prática é no futebol.

Quem acompanha futebol sabe que os jogadores utilizam tops debaixo da camisa.

Esse top utiliza uma tecnologia que permite monitorar o desempenho do jogador, como quilômetros andados, batimentos cardíacos, entre outras coisas.

Com isso, o técnico pode fazer decisões assertivas e, até mesmo durante o jogo, fazer trocas estratégicas de jogadores.

Jogador utilizando top de monitoramento (Foto: Renan Muniz / Caldense)

KPI de Equipes Externas

Para a equipe externa não é diferente, você precisa pensar em indicadores que vão te ajudar nas tomadas de decisão.

Será que o seu vendedor faz poucas vendas? Será que o serviço realizado pelo seu técnico é feito da maneira correta?

Essas respostas você só vai encontrar através de KPI’s.

Leia também: Alta Performance na Equipe Externa: Como Alcançar Utilizando um Sistema de Gestão

Como definir os KPI’s para sua equipe externa?

Para isso, você precisa voltar ao começo e se perguntar:

  1. O que importa para sua empresa?
  2. O que sua equipe precisa fazer para atingir os seus objetivos?

A partir disso, você consegue estabelecer indicadores, e entre os exemplos posso dar:

  • Número de visitas feitas (Válido para todas as equipes);
  • Número de vendas feitas (Para equipe de vendas);
  • Número de chamados resolvidos (equipe técnica);
  • Duração média da visita (Válido para todas as equipes);
  • Valor do reembolso (Válido para todas as equipes);
  • Satisfação do cliente (Válido para todas as equipes);
  • Taxa de conversão de leads;
  • Etc;

Como tomar decisões a partir de KPI’s 

Com KPI de equipes externas alimentadas, você consegue criar cenários onde você percebe se a equipe externa está com um desempenho alto ou baixo.

Estipule cenários ideais, como por exemplo:

  • O vendedor que faz mais visitas, realiza mais vendas?
  • Qual a taxa de conversão do vendedor com menos visitas?

Com isso, você toma decisões, como por exemplo:

  • Reforçar o treinamento para quem vende pouco;
  • Distribuir melhor as visitas;
  • Calcular novamente o gasto de reembolso por km rodado;
  • Estipular um script de vendas ou de equipes técnicas;

Leia também: Treinamento para Equipes de Vendas e Pós-Vendas

Mas afinal, como medir os KPI’s?

Vou direto ao ponto: Com tecnologia.

Hoje em dia, somente com softwares e aplicativos é possível gerar esses dados indicadores.

Pela internet, você vai encontrar soluções gratuitas e pagas, isso vai de acordo com o quanto você quer investir.

Caso queira começar com uma gratuita, você pode utilizar o Google Formulários e Google Planilhas e usar a criatividade para conseguir gerar dados.

Investindo em uma solução paga, você encontra o Contele Gestor de Equipes.

O Contele Gestor de Equipes é um sistema tanto para o gestor, como para a equipe externa.

Através das atividades do funcionário externo durante o trabalho, ele envia pontos de localização, preenche formulários, registra entrada e saída de uma visita, entre outras coisas.

Tudo isso é feito através do aplicativo do funcionário, o Contele Equipes.

Todos esses dados chegam no sistema do gestor, onde eles são organizados e mostrados através de relatórios e dashboards.

Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Com essas informações à mão, a sua equipe externa terá a possibilidade de aumentar a produtividade e alcançar seus objetivos.

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