É muito importante que as empresas e gestores busquem pela diminuição do papel na gestão da sua equipe externa. Além da necessidade do armazenamento, o uso do papel traz improdutividade, tanto para a equipe quanto para o gestor. Mas, você sabia que é possível digitalizar toda operação dos seus técnicos, ganhando em produtividade e redução de custos, e o melhor, de forma totalmente gratuita? Veja neste post, Como fazer uma Ordem de Serviço Digital e Gratuita e se livre do uso do papel na operação da sua equipe externa.

Ordem de Serviço

A ordem de serviço é um documento fundamental para quem presta serviços técnicos.

O documento serve para uma infinidade de propósitos no cliente, como por exemplo:

  • Registrar o serviço executado;
  • Quantificar os materiais gastos na visita;
  • Documentar data e tempo de trabalho no cliente;
  • Colher assinatura do cliente e do responsável pelo serviço.

Todos os registros e informações vão muito além de um documento comercial e servem, até mesmo, como elemento jurídico em caso de conflito nos serviços prestados

Portanto, a gestão desses documentos é vital para quem é prestador de serviços.

Ordem de Serviço Digital

A tecnologia avançou demais e, por isso, temos que acabar com aquela papelada que o funcionário precisa carregar e devolver para a empresa.

Por isso, o uso do smartphone para equipe externa é recomendado.

A ordem de serviço do Contele Gestor de Equipes, por exemplo, transforma o tradicional papel da ordem de serviço em um formulário digitalizado, onde a comunicação é feita através da tela do aparelho, sem perder a qualidade da informação.

Todas as informações são digitalizadas pelo sistema, até mesmo a assinatura do cliente, que é feita na tela do dispositivo móvel do funcionário.

O seu cliente recebe uma cópia via e-mail.

Trabalho limpo, consciente e sustentável, já que o papel está entre os produtos que mais impactam o meio ambiente.

Sem papel rasurado, sem contrato amassado, sem sulfite manchada de café. E além disso, mais produtividade e agilidade para compartilhar documentos.

Fotos na Ordem de Serviço Digital

A Ordem de Serviço Digital possibilita o usuário anexar arquivos de fotos no formulário, o que torna todo processo muito mais organizado e de fácil acesso, em contraste com quem trabalha com papel, que precisa manter um arquivamento em paralelo para as fotos.

As fotos são fundamentais para quem presta o serviço. Nela fica registrado de fato, tudo que foi realizado na visita do técnico.

Esse registro protege a empresa e o técnico de possíveis conflitos nos serviços prestados, já que o trabalho fica registrado em foto também.

Assinatura Digital

Uma das maiores objeções quando se trata em migrar a ordem de serviço para o modelo digital, é referente à assinatura digital.

Assinatura digital é uma forma simples e segura de assinar online um documento que, antes, era feito em papel.

Ao contrário do que muitos imaginam, a assinatura digital já possui valor legal, de acordo com Medida Provisória nº 2.200-2/2001.

O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.

Medida Provisória nº 2.200-2/2001.

Ou seja, a empresa pode coletar assinatura de seus clientes sem precisar de um documento físico!

Como fazer uma Ordem de Serviço Digital e Gratuita

Para as empresas que buscam entrar no mundo digital mas não tem um orçamento para contratar um software, o Google pode ajudar!

Uma saída para ter uma ordem de serviço digital e gratuita é usando o Google Formulários.

Esse recurso permite que você crie campos de perguntas para que seu funcionário preencha com informações da visita realizada.

Com uma ordem de serviço criada com o Google Formulários, você pode coletar algumas informações básicas da visita, como:

  • Número da Ordem de Serviço;
  • Nome do cliente;
  • Endereço;
  • Funcionário;
  • Contato do atendente;
  • Descrição da visita;
  • Foto da visita.

Foto retirada do Google Formulários

Por não ser uma ferramenta própria para ordem de serviço, o formulário vai deixar a desejar na coleta de informações de maneira automática.

Apesar do formulário registrar o dia e o horário em que foi preenchido, a hora de entrada na visita (Check-in) e saída da visita (Check-out) não será registrada.

Então, se o tempo de visita for um indicador chave para sua equipe, você deve colocar um campo no formulário para que seu funcionário registre o momento em que chegou no cliente.

Dica: Adicionando o e-mail do cliente em um campo do formulário do Google, a ordem de serviço também é enviada para o cliente, servindo como uma garantia de que o serviço foi realizado!

Ordem de Serviço Digital do Contele Gestor de Equipes

O Google Formulários é uma ótima solução gratuita para quem quer migrar para o digital.

Porém, com o passar do tempo, o gestor passará a ter necessidades que somente um sistema criado com o objetivo de gerar Ordens de Serviço pode dar conta.

O Contele Gestor de Equipes é um software que tem esse recurso integrado. Um sistema próprio para essa atividade é vantajoso para a empresa, pois, sua equipe encontrará todos os campos prontos para preencher as informações.

Além  disso, sua equipe poderá adicionar fotos com comentários do serviço prestado e coletar assinatura digital do cliente.

Imagem retirada do Contele Gestor de Equipes

Contele Gestor de Equipes (7 dias grátis)

Tenha todas as informações da sua equipe externa com um sistema de gestão de equipes.

Usando o Contele Gestor de Equipes, além da ordem de serviço digital, você planeja, roteiriza e monitora todas as atividades da sua equipe externa.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE