Como Remontar um Time de Vendas Externas

Como Remontar um Time de Vendas Externas

Com a reabertura gradativa do mercado, muitos gestores já estão pensando em remontar seu time de vendas externas.

Mas, essa não é uma tarefa tão simples, considerando a mudança que o surto do Novo Coronavírus causou em todo o mundo.

Nesse post, vamos ver algumas ações que você, gestor, pode tomar para remontar seu time de vendas externas para o retorno às atividades em busca de resultados. 

O Mercado está voltando!

Nas principais cidades do país, já é possível notar o retorno das atividades financeiras, como a reabertura parcial dos comércios nos principais centros urbanos.

Esse retorno é confirmado por nossos indicadores internos.

O índice de Check-ins diários do Contele Gestor de Equipes, tem apresentado no mês de junho um crescimento de 200% em relação ao mês de abril.

Esses números reforçam a ideia de que, gradativamente, as equipes de vendas estão voltando as suas atividades visitando seus clientes.

Como se preparar para retomada de atividades

Muito provavelmente, como a maioria das empresas do país e do mundo, você precisou reduzir a equipe para manter seu negócio ativo com o menor prejuízo possível.

E agora, nesse momento de retomada, você deve se perguntar como recuperar os resultados com uma equipe reduzida e que está há 3 meses longe das atividades?

Nesse conteúdo, eu vou mostrar alguns passos para você reconstruir sua equipe de vendas externas e turbinar seus colaboradores para garantir os resultados.

1. Defina novas metas

Nesse momento de retorno, é importante entender as mudanças que o mercado sofreu e como isso influenciará nas suas atividades.

Por isso, se você é gestor de equipe, gerente ou até mesmo dono da empresa, é fundamental que faça uma análise de toda equipe para definir quais são os objetivos que desejam alcançar no próximo semestre.

2. Repense o pitch de vendas 

Para um retorno eficaz e de resultados, você e sua equipe precisam entender qual impacto da pandemia na rotina dos seus clientes.

Isso terá efeito direto na forma com que os vendedores devem abordar os seus clientes. 

Esse pitch deve abordar quais as possíveis novas objeções, quais as novas necessidades e a maneira correta em que seu vendedor deve se comportar perante o cliente. 

Se você ainda não tem um pitch de vendas para sua equipe externa, nesse vídeo eu falo tudo sobre o assunto:

3. Faça um novo levantamento da sua base de dados

De acordo com a CNN Brasil, mais de 600 mil pequenas empresas fecharam as portas devido a crise causada pelo surto de coronavírus.

fonte: CNN Brasil

Infelizmente, é muito provável que algumas empresas dessa lista façam parte da sua carteira de clientes.

Por isso, antes de colocar seus colaboradores de volta às atividades, você precisa atualizar sua base de dados, para que sua equipe direcione seus esforço onde de fato trará resultados para a empresa.

Essa informação pode ser coletada de forma online e gratuita, através do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) ou do próprio Google. 

4. Processo seletivo

Algumas empresas precisaram recorrer ao corte de funcionários para se manter ativa e com o menor custo possível.

Algumas tiveram que reduzir completamente o quadro de vendedores da equipe externa, uma vez que a recomendação era evitar o contato físico por conta do isolamento social.

Se uma dessas situações foi o caso da sua empresa, você precisará de um bom processo seletivo para remontar seu time de vendas com os melhores profissionais para o seu negócio.

Nesse vídeo, eu dou dicas de como utilizar o processo seletivo para contratar vendedor externo para sua empresa:

5. Monte um plano de remuneração e política de benefícios

Definir um plano de remuneração estratégico é essencial para produtividade dos seus vendedores.

Uma relação ideal concentra sua força no variável, pois se o valor recebido pela produtividade for maior que o valor fixo, seu colaborador terá sempre o reforço de buscar por vendas para aumentar seus ganhos.

Essa mesma tática pode ser usada para a política de benefícios dos vendedores externos.

6. Repense a apresentação do funcionário 

Além do comportamento perante o cliente, a apresentação do seu funcionário é essencial para a boa imagem da empresa. 

Por isso, antes de colocar seus colaboradores em campo, tenha alguns pontos alinhados com seu time, como o uniforme e acessórios que seu vendedor usará para causar a melhor impressão aos seus clientes.

Nesse novo alinhamento, garanta que sua equipe estará sempre seguindo as recomendações para evitar o contágio do coronavírus, utilizando máscara e mantendo a distância recomendada de 1 metro.

7. Faça um treinamento da equipe 

De modo geral, o país está isolamento social há cerca de 3 meses.

Todo esse tempo em confinamento, pode ter acarretado uma série de consequências aos seus colaboradores.

Por isso, é fundamental que faça um treinamento da equipe com todos os novos métodos de operação da empresa.

Esse alinhamento pode ser feito à distância e forma online, através de conferências, por exemplo.

8. Implante a tecnologia na rotina da equipe

Por fim, os últimos acontecimentos mostraram que a tecnologia está cada vez mais necessária em nossa rotina.

Se a sua gestão ainda não conta com auxílio de recursos tecnológicos para medir resultados e fazer o controle da sua equipe externa, esse é o momento para começar essa nova forma de atuação.

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Com um método comprovado, você aprenderá técnicas de disciplina e planejamento para seu time de colaboradores produzirem mais.

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