Em um cenário cada vez mais competitivo e de mudanças rápidas na forma de trabalhar, os gestores buscam técnicas para otimizar o desempenho da equipe de vendas.

Se você souber utilizar essas técnicas, a gestão pode se tornar mais simples. 

Por isso, vou listar neste post as 6 técnicas que vão turbinar a sua equipe de vendas.

1. Definição de cadência

Antes do vendedor ir para a rua, o gestor de equipes externas precisa fazer uma análise do mercado em que atua para se adaptar a ele.

Entre os fatores que o gestor precisa se preocupar, estão:

  • O trânsito da cidade;
  • Quantidade total de leads e clientes;
  • Médias de visitas por cliente ao mês;
  • Quantidade de vendedores na equipe.

Essa definição de cadência é importante para que você visualize sua capacidade de atendimento.

Dessa forma, é possível seguir por vários caminhos, como aumentar o tamanho da equipe, redistribuir os clientes entre os vendedores, ou implantar um sistema para auxiliar neste processo.

Utilizando um sistema de gestão de equipes externas como o Contele Gestor de Equipes, o gestor cria rotinas de visitas com todos os clientes, leads, etc.

Agenda de Visitas do Contele Gestor de Equipes

2. Agenda com Roteirização de Visitas

Definida a cadência e agenda de visitas, é momento do vendedor se deslocar para o cliente.

Assim como o item anterior, o deslocamento não pode ser feito de qualquer jeito, ele precisa ser pensado.

A roteirização serve para isso, pegar uma ou mais visitas, e traçar a rota que será mais rápida de chegar ao cliente.

Com 10 minutos por dia, nós conseguimos pensar e fazer manualmente essa roteirização.

Com o Contele Gestor de Equipes, basta selecionar os clientes que serão visitados e clicar em um botão para criar a melhor rota.

3. Visita objetiva

É imprescindível que a visita seja o mais rápido e objetiva possível.

Isso porque o colaborador tem mais visitas a fazer no dia, e o cliente não quer ocupar muito do seu tempo com aquilo.

Para que as visitas sejam objetivas, existem métodos para alcançar isso:

Treinamento para equipe de vendas

Toda a equipe precisa passar por um alinhamento para que o seu trabalho seja padronizado conforme o que a empresa deseja.

Por conta disso, empresas implantam processos de treinamento para novos integrantes, visando além da integração do novo funcionário, a padronização de ações.

Se a sua empresa ainda não possui um treinamento, faça um pensando focado em:

  • Abordagem do vendedor;
  • Vestimenta;
  • Emissão de relatórios;
  • Etc.

Revisão periódica da equipe externa

Periodicamente, é importante que seja feita uma revisão de todo o processo e identificar o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa acabar na sua gestão.

Marque na sua agenda uma data recorrente para ser feita essa revisão.

4. Acabe com a burocracia na sua equipe

A burocracia por si só é um ocupador de tempo gigantesco, e sempre que possível, eliminamos ela para tornar um processo mais rápido.

Nas equipes de vendas não é diferente.

Para poder acabar com a burocracia, precisamos identificar o que é essencial no nosso trabalho.

Podemos simplificar o processo de vendas em 3 passos:

Vendedores > Vendeu > Próximo Cliente

Com isso, devemos focar nesses 3 pontos, e tudo que estiver fora disso, deve ser simplificado.

5. Acompanhe a produtividade da sua equipe

Não é fácil, mas acompanhar métricas é o que fará diferença na sua gestão.

O acompanhamento de produtividade permite que todos os itens acima sejam feitos, pois você terá clareza no que está dando certo e errado.

O Contele Gestor de Equipes possibilita esse acompanhamento por meio dos seus relatórios de desempenho, onde você consegue ver:

  • O número de visitas da equipe externa;
  • Tempo médio de cada visita;
  • O valor do reembolso mensal de toda a equipe;
  • Número de visitas perdidas e atrasadas;
  • Entre outras coisas.

6. Premiação da Equipe Externa

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e LTM, mais de 80% dos colaboradores afirmam que as premiações contribuem para o ambiente de trabalho e no aumento de produtividade.

Podemos pensar que a premiação além de útil, é justa, visto que vendedores trabalham com metas desafiadoras.

O melhor de tudo é que não precisa de muito orçamento para realizar premiações na sua empresa.

Você pode colocar prêmios de baixo custo, porém com grande valor, como dias de folga, cursos extras, gift card, e por aí vai.

Mas tenha em mente que a premiação precisa ter uma meta desafiadora no ponto certo, para que motive todos os colaboradores.

Quero otimizar o desempenho da equipe de vendas

Se você busca otimizar o desempenho da sua equipe de vendas, o Contele Gestor de Equipes pode te atender.

A melhor notícia é que você não precisa pagar nada por enquanto!

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Gestor de Equipes