Como Controlar Horas Extras da Equipe Externa

Como Controlar Horas Extras da Equipe Externa

Se você é gestor, responsável ou dono de uma empresa que possui equipe externa, o controle de horas extras, com certeza, é um assunto que precisa ser discutido dentro da sua organização.

É muito comum os líderes terem dúvidas sobre como ter um controle eficaz do tempo de trabalho da  equipe na rua, de maneira fácil.

Para esclarecer essas dúvidas, nesse post vamos ver Como Fazer o Controle Horas Extras da sua Equipe Externa.

Como controlar a jornada da equipe externa

O controle da hora extra da equipe externa, está diretamente ligado ao controle da jornada.

E essa, é uma das dúvidas mais frequentes das empresas, principalmente quando se fala do controle dentro da legalidade, conforme os direitos do trabalhador.

Neste conteúdo, veremos algumas formas de fazer esse controle, como:

  • Controle de Ponto Tradicional;
  • Dispensa do ponto;
  • Controle por Ponto de Exceção.

Controle de Ponto Tradicional

Método de controle de entrada e saída de funcionários que consiste em 4 registros manuais da entrada, começo e fim de almoço e saída do funcionário por dia.

Apesar de ser um método adotado por muitas empresas, ele é de longe o mais improdutivo.

Isso se deve ao fato do funcionário precisar interromper sua rotina 4 vezes para realizar o registro, além disso, exceções como faltas e atrasos precisam ser ajustados manualmente.

A situação se agrava ainda mais quando se trata de uma empresa com um grande quadro de funcionários, pois a quantidade de registros será muito maior para se guardar e analisar.

Dispensa do ponto:

Para funcionários que trabalham externamente, pode ser aplicado o artigo 62 da CLT.

Deve-se tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados

Exceção do artigo 62 inciso I, da CLT

Ou seja, caso não possa ir até a empresa diariamente para registrar sua jornada de trabalho, o funcionário poderá ser dispensado do ponto.

Mas atenção!

A dispensa do ponto, não garante que o colaborador esteja a todo momento à disposição da empresa.

Por isso, cuidado para que a carga horária do funcionário seja respeitada, assim como o pagamento de horas extras, caso aconteça.

É recomendável que você utilize um sistema de controle de jornada, que registre os horários que o funcionário trabalhou.

Controle de Ponto por Exceção

O controle de ponto por exceção é o modelo baseado na ideia de que só é necessária a marcação de ponto em casos excepcionais.

Com uma jornada de trabalho pré-estabelecida, é anulada a necessidade de 4 marcações no relógio de ponto.

Assim, o funcionário só precisa registrar os pontos em casos excepcionais, como por exemplo atrasos, faltas, horas extras, licenças, férias e afastamentos.

Isso torna o controle de jornada de trabalho mais prático e fácil, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Essa nova forma legal de fazer o controle de ponto é interessante para as empresas, pois reduz o trabalho e tempo para a conferência e controle de dados, principalmente sobre banco de horas e pagamento de horas extras.

Se quiser saber mais sobre o controle de ponto por exceção e como implantar na sua empresa, dá uma olhada neste post:

Controle de Ponto por Exceção para Jornada de Trabalho.

Como a tecnologia auxilia no controle de horas extras da Equipe Externa

Seja qual for o formato de controle que você utilize em sua empresa, nenhum deles permite a dispensa do controle e remuneração da hora extra dos seus colaboradores.

Mas, a tecnologia pode ajudar nessa missão!

Com um Sistema para Gestão de Equipes Externas, como o Contele Gestor de Equipes, por exemplo, o controle da jornada pode ser feito através do recurso de Check-in e Check-out dos seus colaboradores.

Tendo informações do horário em que foi feito o primeiro Check-in e o último Check-out do dia, você pode ter a certeza de que o trabalho está sendo feito dentro da jornada designada.

Esse controle, além de servir como segurança jurídica, também é benéfico para sua empresa, pois a hora extra pode deixar o seu serviço mais caro e afetar negativamente o seu desempenho em relação aos concorrentes.

Esse foi o caso do William Zucatelli, diretor técnico da Tech Gen, uma empresa de manutenção de geradores localizada na cidade de Mauá, São Paulo.

O gestor conta como utilizou o check-in e check-out do Contele Gestor de Equipes para controlar a hora extra dos seus técnicos e com isso, gerou redução de custos para a empresa e também para seus clientes que pagavam pelo tempo do serviço. Vamos dar uma olhada:

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