É fato que em 2020, o mundo precisou se adaptar às novas mudanças, e com certeza o mercado também. Nessa nova era, precisamos da tecnologia para otimizar os processos, recursos e principalmente, a mão de obra. Como você, gestor, tem preparado sua equipe externa para continuar alcançando os resultados necessários para sua empresa? Nesse post vamos falar do Novo Mercado e a Gestão de Equipes Externas 2.0.

O Novo Mercado

Em 2020, o mundo precisou lidar com a pandemia que forçou a sociedade a pensar em novas maneiras de organizar suas atividades, principalmente, o seu trabalho. 

Quando falamos das equipes externas, o assunto é um pouco mais complexo, pois de início, foi um dos trabalhos mais afetados pela situação. 

Com a reabertura gradativa do comércio e a volta do trabalho de equipes externas na rua, o gestor precisa se atentar a 2 fatores novos que se estabeleceram durante a pandemia e que vieram para ficar, sendo um deles essencial para que sua empresa não fique atrás dos concorrentes:

  1. Home Office;
  2. Digitalização da Equipe Externa.

1. Home Office

O Home Office é uma realidade cada vez mais sólida do mercado mundial.

Desde março, as empresas se organizaram internamente para manter sua produtividade em meio ao isolamento social. 

O curioso é que, muitas delas perceberam que o formato além de dar certo, era econômico e dinâmico, decidindo manter o projeto mesmo depois da pandemia. 

Porém, nem sempre adotar essa prática significa ganho de produtividade, pois trabalhar em casa requer um equilíbrio maior da vida pessoal com a profissional, o que pode ser desgastante para algumas pessoas.

Segundo o professor universitário da Universidade de Paris-Est-Marne-la-Valée, L’Horty, é preciso viabilizar ao empregado condições adequadas para ele executar suas tarefas.

Mas afinal, é possível o funcionário externo realizar trabalho sem contato com a empresa? Eu fiz uma Live sobre o assunto: 

2. Digitalização da Equipe Externa

Uma lição que 2020 já deixou é que, nenhum empreendimento sobrevive sem tecnologia!

Se você tem uma equipe externa, seja com um time de técnicos, vendedores ou representantes, ela precisa estar equipada com aparatos tecnológicos que façam a sua produtividade aumentar. 

Para isso, tem maneiras de realizar as atividades e a gestão de forma digital com:

  • Planejamento;
  • Controle das Visitas.

Planejamento 

Um fato é que quando uma empresa reduz uma equipe ou corta outros custos, ela tem que ser mais produtiva.

Para isso, é necessário iniciar um planejamento com o propósito de deixar claro à equipe externa o que deve ser feito na rua, evitando erros e ter que refazer trabalhos.

O planejamento da equipe externa pode ser feito de forma digital e gratuita. 

Utilizando o Google Agenda, é possível organizar todas as visitas do colaborador no dia, e utilizando o Maps, é possível criar uma rota com todas as visitas, assim, seu colaborador pode sair de um local sabendo a melhor rota para percorrer, desviando do trânsito e economizando tempo e recursos.

Controle das Visitas

Se você é um gestor antenado, sabe da importância da tecnologia para auxiliar no controle das visitas.

Sejam elas técnicas ou comerciais, é necessário ter maneiras de garantir que a visita do seu colaborador ao cliente está sendo de acordo com o necessário para coletar todas as informações. 

Isso pode ser feito através de formulários, fotos e checklists. 

Em um post do blog, eu ensinei como fazer isso de maneira gratuita usando o Google Formulários, veja:

Chega de Papelada: Como fazer uma Ordem de Serviço Digital e Gratuita

Sistema para Gestão de Equipes Externas

Com um sistema para gestão, como o Contele Gestor de Equipes, você tem todo controle da sua equipe externa de forma digital.

A diferença do sistema para os métodos gratuitos é que você tem todas as informações de forma fácil e com os indicadores devidamente calculados.

Imagens do Contele Gestor de Equipes

Curso Online Gestão de Equipes Externas 2.0

Ainda falando sobre o uso da tecnologia, existem diversas maneiras de utilizar os recursos que ela oferece para aumentar os resultados da sua equipe externa.

O Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 ensinará a você, gestor, um Passo a Passo para utilizar a tecnologia para potencializar os resultados da sua equipe externa.

Com um método comprovado, você aprenderá técnicas de disciplina e planejamento para seu time de colaboradores produzirem mais.

Inscreva-se no Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 e aprenda a metodologia que vai potencializar os resultados da sua equipe externa.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE