Ter controle sobre tudo que é feito na visita é meta para todo gestor que cuida da equipe externa de uma empresa.

Mas essa não é uma tarefa tão simples, se considerar que existem equipes de diversos tamanhos, e que alguma empresas contam com diversos colaboradores espalhados por todo país.

Por isso, para que esse controle seja feito de forma eficaz, o gestor precisa ter técnicas, métodos e ferramentas para saber de tudo que realmente acontece com seu colaborador no cliente.

Se você quer turbinar sua equipe na venda ou prestação de serviço, eu vou mostrar Os 6 Passos para Excelência na Visita Externa.

Ter uma equipe externa ainda traz resultado?

Com o avanço da tecnologia e sua estabilidade, muitas empresas escolheram por novas formas de se relacionar com o público, tanto na prospecção quanto na relação com os clientes.

Algumas equipes comerciais, agora fazem sua vendas, consultorias e atendimentos no geral de forma online, por conferência, mensagens ou ligação.

Mas o fato permanece, uma equipe externa traz muito mais resultados!

Alguns estudos revelaram que uma equipe de campo vende em média 22% a mais que uma equipe de vendas internas

Por isso, se você tem uma equipe externa, é muito importante saber usar todos os recursos para que suas ações sejam focadas no resultado. 

Ainda nesse conteúdo, vamos ver 6 passos para ter total controle da visita da sua equipe externa.

6 Passos para controle da visita da equipe externa

Se você quer ter uma equipe turbinada com atendimento de alto padrão na visita técnica ou comercial, você precisa seguir esses 6 passos:

  1. Roteirização ;
  2. Check-in e Check-out;
  3. Manual da visita e treinamento;
  4. Informação em tempo real;
  5. Relatório de Visitas;
  6. Dados de produtividade.

1. Roteirização

A roteirização para equipe externa é um recurso importante para o controle das visitas.

Ter o planejamento da melhor rota antes de ir para o cliente, é uma ótima maneira de ganhar tempo e evitar o trânsito. 

Com um bom sistema de gestão, como o Contele Gestor de Equipes, o gestor ainda pode verificar a rota percorrida pelo colaborador para ter certeza que foi utilizado o melhor caminho para chegar no cliente.

2. Check-in e Check-out

Além da roteirização, existe uma outra forma de garantir que o colaborador está no local da visita. 

O Check-in e Check-out é utilizado para registrar o horário exato de entrada e saída do funcionário externo no cliente. 

Além de indicar a pontualidade do seu colaborador, revela também o tempo de duração da visita, que é uma outra forma de controle que pode ser muito útil para sua gestão. 

Este também é um recurso que um bom sistema de gestão de equipes externas deve oferecer, se quiser saber mais sobre o Check-in e Check-out, dá uma olhada nesse post: 

Controle de Visitas Externas: Sua equipe faz check-in no cliente?

3. Manual da visita e treinamento

A melhor forma de ter controle do que acontece na visita é com manual da visita e treinamento.

Seja sua equipe técnica ou comercial, é muito importante ter de forma detalhada todo o passo a passo do que o colaborador deve fazer na frente do cliente, assim como as informações que deve coletar na visita. 

Além disso, o gestor deve fazer o treinamento da sua equipe de acordo com o seu manual, para ter certeza que o funcionário saberá colocar em prática todas as orientações passadas.

4. Informação em tempo real 

Para o gestor ter controle da visita, é fundamental que ele tenha todas as informações em tempo real.

Além do controle eficaz, esse benefício vai além com a facilidade que ele oferece para o colaborador sair sem pendências da visita.

Isso acaba com a burocracia do funcionário precisar levar as informações da visita para empresa, o que gera aumento de produtividade para toda equipe.

5. Relatório de Visitas

O Relatório de Visitas é um recurso fundamental para esse controle das equipes externas.

Visualizar na íntegra tudo o que ocorreu na visita, é uma maneira de controlar e garantir que o processo está ocorrendo da melhor forma. 

Além disso, sejam visitas técnicas ou comerciais, os relatórios são essenciais para conhecer melhor o seu cliente e suas necessidades.

Gravei um vídeo com o gerente de produtos, Marco Antônio, para mostrar como funciona o relatório de formulários do Contele Gestor de Equipes:

6. Dados da Produtividade

Para o controle ter efeito positivo aumentando os resultados do seu time, o gestor precisa analisar os dados da produtividade da equipe.

Todas as informações coletadas na visita podem ser transformadas em indicadores, que devem ser analisados. 

A partir da análise, o gestor pode criar comparativos e implementar métodos para nivelar a produtividade da equipe.

O Contele Gestor de Equipes possui um recurso próprio para essa análise, o Dashboard de Produtividade, dá uma olhada:

Novo Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Conheça o Contele Gestor de Equipes

Nesse conteúdo, ficou bem claro como um sistema para gestão de equipes externas é essencial para ter controle eficaz da visita da sua equipe.

Conheça o Contele Gestor de Equipes e saiba como um sistema de gestão de equipes externas pode ajudar a sua equipe a alcançar a excelência nas visitas.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE