Saber como fazer o controle dos colaboradores terceirizados é uma grande questão para todo gestor de equipes externas, afinal, é preciso se atentar a legislação e quais são os limites que se deve ter. Nesse post, saiba se seu representante externo está realmente trabalhando e como saber e fazer esse controle.

Uma dúvida que assombra muitos gestores de equipes é sobre aplicar o uso de ferramentas de produtividade no trabalho de autônomos, seja representante comercial, vendedor ou outra coisa.

Para saber se isso é permitido ou não, precisamos dar uma olhada e analisar o que a lei diz sobre o assunto.

O que a CLT diz sobre isso?

É preciso entender que mudanças a nova CLT trouxe para esta modalidade.

Além disso, toda alteração ou mudança que queira fazer precisa estar alinhado com o setor jurídico da sua empresa.

Em resumo, o autônomo tem o direito de fornecer seus serviços a mais de um tomador de serviços, e dentro de uma relação de autônomo e representante, não pode acontecer situações como de subordinação e exclusividade, o que seria submeter a rotina da empresa na do representante.

Em um outro post do blog, eu compartilho quais são os artigos que ditam essa nova lei:

Contele Gestor de Equipes como ferramenta de gestão para representantes

Tipos de representantes

Dentro da modalidade de profissionais autônomos, encontramos tipos que, apesar de terem suas semelhanças, possuem particularidades.

Os principais tipos de profissionais autônomos são:

  • Representante comercial;
  • Vendedor autônomo;
  • Revendedor;
  • Franqueado.

Representante Comercial

O representante comercial é a pessoa física ou jurídica que representa uma ou mais empresas, com fins de gerar vendas e negócios.

Apesar da sua principal função ser vender, ele possui outras tarefas, como por exemplo manter um relacionamento com o cliente e dar suporte a eles.

Vendedor autônomo

Assim como o representante comercial, ele tem como objetivo gerar negócios vendendo seus produtos ou serviços, porém, ele não representa empresas.

Revendedor

Muito comum no setor de cosméticos, revendedor é o profissional que funciona como intermediário no processo de venda, onde compra diretamente de uma empresa e revende ao consumidor final.

Franqueado

A franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca ao franqueado.

Diferenças de um Representante Externo para um Empregado CLT

A partir do momento que você terceiriza uma parte do seu negócio para um profissional autônomo, você compartilha junto com ele os riscos de não vender, não cumprir metas, entre outros fatores.

Além disso, diferente dos funcionários externos empregados, que possuem benefícios e salários fixos, os autônomos recebem por resultado, por isso, estabeleça um objetivo, seja pagamento por visitas, por vendas, entre outras coisas.

Exclusividade 

Com exceção do franqueado, os outros tipos de profissionais autônomos não possuem a obrigação de representar somente sua marca.

Então, se você quer a lealdade do profissional, conquiste sua lealdade!

Através de aspectos motivacionais e de persuasão, você é capaz de conquistar a exclusividade do representante autônomo, e, trabalhando somente para a sua empresa, ele lhe trará muito mais resultados.

Então, na hora da entrevista e apresentação da empresa, alinhe os sonhos e expectativas do profissional externo à sua empresa, crie um vínculo emocional e se mostre um verdadeiro líder.

Autonomia

Ponto em que mais define um profissional autônomo.

O gestor de equipes nessa situação, tem que colaborar com o profissional para lhe proporcionar o máximo de autonomia possível e não cair na subordinação, característica de um funcionário CLT, como por exemplo controlar horas de trabalho.

Seleção

Seja em qualquer tipo de contratação, a seleção é uma das etapas mais importantes de todo processo.

Tenha em mente o perfil com quem você queira trabalhar, e busque isso nos seus candidatos.

Em uma live do nosso canal do Youtube, eu e a consultora em RH, Carolinne Gama, falamos tudo sobre esse processo tão importante para qualquer empresa, dá uma olhada:

Mas afinal, como “controlar” um representante?

Como conversado até agora, a relação de autônomo e gestor não pode haver subordinação, senão no caso, acabaria resultando na falta de autonomia do profissional.

Mas, se o gestor de equipes não pode por meio de um sistema rastrear e fazer a roteirização das visitas do representante, como convencê-lo a utilizar um sistema de gestão de equipes externas?

Simples, basta:

  • Prover informação; 
  • Fazer o representante enxergar valor na tecnologia.

Prover informação é estar aberto a conversas e dar meios a ele de facilitar o seu trabalho. 

Enxergar valor na tecnologia é por meio de argumentos, despertar o desejo de utilizar um sistema como o Contele Gestor de Equipes, onde ele é capaz de fazer seu próprio itinerário e facilitar sua rotina sem deixar de exercer sua autonomia.

Aumentando a produtividade dos colaboradores, todos ganham!

Sistema para Gestão de Equipes Externas

Com um sistema para gestão focado em trabalhos externos, como o Contele Gestor de Equipes, você tem todo controle da sua equipe externa de forma digital, e para o representante, todo suporte para realizar seu trabalho aumentando o seu número de visitas e vendas.

Conheça mais sobre o sistema no site e utilize ele grátis por 7 dias.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE