A roteirização de vendedores externos é uma ferramenta importante no processo de vendas das empresas.

Grande parte dos vendedores externos não possuem um planejamento do que será feito no dia a dia, por isso, implementar uma rota de vendas eficaz na sua empresa, pode ser um bom negócio.

Em uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), foi detectado que o brasileiro das capitais passam até 40 dias por ano no trânsito. E quando se trabalha na rua, esse tempo aumenta e muito.

Hoje irei mostrar como a tecnologia pode fornecer uma roteirização de vendedores que vendem mais!

A tecnologia pode fazer muito mais pelos vendedores

Algumas empresas acreditam que basta o vendedor preencher alguns detalhes da visita pelo smartphone, que a tecnologia já fez o seu papel.

Não é bem assim que as coisas devem ser.

A tecnologia pode fazer muito mais por um vendedor externo, antes mesmo de chegar na visita.

É preciso que os gestores entendam que tecnologia não serve apenas para ter um vendedor monitorado via GPS, mas também para roteirizar e aumentar a sua produtividade.

Além disso, a tecnologia de roteirização valoriza o vendedor.

Um vendedor sem roteirização é mais uma pessoa parada no trânsito caótico, passando nervoso e reclamando da vida.

Então não basta apenas o check-in e check-out, é necessário também o planejamento e, principalmente, a roteirização das visitas.

Como fazer a Roteirização de Vendedores Externos

A roteirização deve começar no planejamento das visitas.

Toda a distribuição de novos clientes, das carteiras ociosas e de prospects, precisa ser digital.

Com poucos cliques, você ou o vendedor precisam agendar e planejar as visitas do dia.
Fazendo tudo pelo smartphone ou pela web, você e o seu vendedor poderão otimizar a rota de cada visita.

Contele Gestor de Equipes – Sistema para Roteirização de Vendedores

Usando a tecnologia do Contele Gestor de Equipes como exemplo, podemos ver como a roteirização de vendedores pode ser fácil nas vendas externas.

Pelo computador e aplicativo, o gestor pode tranquilamente agendar visitas com poucos cliques e, caso os compromissos do dia não tenham horário, basta um clique para organizar as visitas pela Melhor Rota.

Assim, o sistema utilizará os endereços das visitas para organizar o caminho mais rápido e eficiente entre elas.

Além disso, pelo aplicativo do vendedor, a sua equipe externa poderá ver qual é o melhor caminho no momento da visita, utilizando o Google Maps, Waze ou Uber.

A roteirização não é um luxo para poucas empresas, distante dos pequenos negócios.

Com a tecnologia, planejar, agendar e roteirizar a visita, se tornou possível para todos os tipos de empresas, principalmente para as pequenas.

É bom deixar claro que roteirizar é apenas o primeiro passo para a alta produtividade de vendedores externos.

Medir quantas visitas cada vendedor faz, comparando os integrantes da equipe e premiando os melhores, é um outro passo importante.

E além de tudo isso, você precisa monitorar as visitas que se tornaram vendas, e as que não se tornaram.

Um bom case de sucesso disso tudo é o da Doctoralia no Brasil. Veja o depoimento de quem utilizou tecnologia na gestão comercial:

Indicadores de empresa que usam tecnologia

O depoimento de sucesso do André Santana é apenas um, das milhares de empresas que utilizam tecnologia nas equipes externas.

Com o sistema do Contele Gestor de Equipes, as equipes de vendas conseguem, em média:

  • Fazer mais de 7 visitas por dia;
  • Realizar 93% das visitas planejadas;
  • Realizar visitas que duram até 50 minutos;
  • Chegar pontualmente em 96% das visitas.

Esses números podem variar de acordo com o modelo operacional da equipe, mas o que é inegável é que a tecnologia faz a sua equipe entregar mais!

Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO

Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.

Como eles conseguem isso?

A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.

Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.

Ter uma equipe de vendas mais produtiva é uma missão que exige trabalho, e o uso da tecnologia.

Se você não sabe por onde começar, vou deixar aqui um Guia Definitivo para Alta Produtividade na Gestão de Equipes Externas.

Neste guia gratuito, você vai aprender os pilares da produtividade e entender como você pode tornar o seu vendedor mais produtivo.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE