Demissão é a Saída? Como o Gestor deve Liderar sua Equipe Externa no Mercado PÓS PANDEMIA

Demissão é a Saída? Como o Gestor deve Liderar sua Equipe Externa no Mercado PÓS PANDEMIA

Um líder de equipes externas tem a missão de oferecer todo suporte necessário para o sucesso de cada projeto da empresa.

Visando o êxito, o gestor também precisa ter um posicionamento estratégico e analítico para otimizar processos, reduzir custos e alcançar os resultados desejados.

Pensando nas transformações recentes do mercado, nesse post vamos falar sobre Como o Gestor deve Liderar sua Equipe Externa no Mercado PÓS PANDEMIA

Estamos vivendo em uma época de redução de equipes nas empresas, visto que, segundo a Agência Brasil, mais de 860 mil empregos formais foram perdidos em abril no país, por conta da pandemia que se alastrou em todo planeta.

E por conta da equipe reduzida, o líder sofre pressões de diversos lugares, seja dos clientes, do financeiro, do diretor e inclusive dos próprios funcionários externos.

Em meio a esse furacão de responsabilidades, o gestor de equipes externas deve transparecer valor e confiança para seus colaboradores, para que não passe a impressão que a empresa deixará de existir.

O líder deve valorizar o cliente

Nesse momento pós pandemia, é muito importante que o gestor saiba valorizar ainda mais o seu cliente.

Apesar das novas regras de relação, o gestor precisa encontrar maneiras de, mesmo à distância, tornar ainda mais pessoal o atendimento.

Se o seu mercado for B2B (de empresas para empresas), é importante considerar que o seu cliente também está lidando com o novo mercado e tem muita experiência para passar.

Nesse cenário, mais do que nunca, é necessário ouvir mais do que falar! 

Valorizar também seus colaboradores

O líder de equipes externas precisa também entender como a nova rotina está afetando seus colaboradores, principalmente sua equipe externa.

Para isso, é necessário ouvir, entender os processos e, junto do seu time, pensar em formas de otimização para conseguir produzir mais, mesmo com as novas limitações.

Eu fiz uma Live com gerente de produtos da Contele, Marco Antonio, falando sobre automatização de processos, dá uma olhada:

Deve gerenciar sua equipe externa por dados

Nesse momento em que o mercado passou por reformulações, é necessário entender quais são os novos indicadores a se analisar.

Entender quais são os potenciais clientes, concorrentes para uma atuação otimizada e objetiva da sua equipe externa é essencial no projeto.

Todo esse procedimento faz parte de um conceito chamado Data Driven.

Se você não sabe o que é o Líder Data Driven, eu escrevi um post aqui sobre isso:

Data Driven: Sua Liderança Guiada Por Dados

O líder deve manualizar o processo

Ainda falando sobre como sua equipe deve agir de forma objetiva, para facilitar ainda mais esse processo, o líder precisa manualizar a operação da equipe externa.

Seja comercial ou técnico, para um atendimento eficaz e ágil, o gestor precisa oferecer maneiras para que todo atendimento seja bem feito e obtenha os dados necessários para o projeto.

Eu tenho Lives completas no meu canal sobre o assunto, seja sua equipe comercial ou técnica. 

Afinal, demissão é a saída?

Antes de mais nada, é preciso entender que a demissão é um erro tanto do funcionário como da empresa, que pode ter errado na contratação, no alinhamento de expectativas e no treinamento.

Independente do cenário do mercado, a demissão é uma ação crítica e difícil de ser feita, sendo que ela só deve ser tomada como última opção.

Ela deve ser tomada como última opção porque cedo ou tarde, você vai precisar contratar novos funcionários, e treinar funcionários externo requer tempo e esforço.

Cada tipo de equipe possui necessidades particulares, e a redução do time pode ou não ser a uma alternativa para manutenção das atividades.

Agora, se você não tem alternativa nenhuma a não ser reduzir o quadro de funcionários, existem cuidados que você deve tomar, principalmente na nossa situação tão delicada.

A escolha de quem demitir, diz muito para quem vai ficar

Quando você começar a fazer o desligamento de funcionários da equipe, é preciso que tudo seja bem planejado, pois uma escolha mal feita pode ser vista como injusta e abalar a confiança dos outros funcionários externos.

Imagine que, você demita, sem justificativas, um vendedor que sempre foi exemplo de produtividade e alto rendimento para o restante da equipe externa.

Essa demissão vai causar insegurança para todos os colaboradores, que vão pensar: “Se um dos melhores funcionários foi demitido, quanto tempo falta para ser minha vez?”

Por conta disso, o gestor tem o dever em guiar sua decisão por meio de indicadores de desempenho e ser transparente com todos os colaboradores.

Qual o perfil das pessoas que vão sair?

Se guiar em dados para realizar a demissão é imprescindível, porém, isso não exclui o fator humano do negócio, e o quanto o trabalho é importante, no momento, para a vida daquela pessoa.

Um jovem que mora com os pais ficar sem emprego agora, pode não ser tão ruim em comparação com um pai ou mãe de família que tem esse emprego como única fonte de renda.

Se a situação permitir que você faça essa escolha, faça! 

Curso Online Gestão de Equipes Externas 2.0

Pensando ainda em otimizar seus processos ao máximo, existem diversas maneiras de utilizar os recursos que a tecnologia oferece para aumentar os resultados da sua equipe externa.

O Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 ensinará a você, gestor, um Passo a Passo para utilizar a tecnologia para potencializar os resultados da sua equipe externa.

Com um método comprovado, você aprenderá técnicas de disciplina e planejamento para seu time de colaboradores produzirem mais.

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