É o fim da Equipe Externa? Veja o que uma equipe fez para DRIBLAR a Pandemia e ter Resultados

É o fim da Equipe Externa? Veja o que uma equipe fez para DRIBLAR a Pandemia e ter Resultados

O mundo mudou, e o mercado precisou se adaptar às novas formas de operar em cada área.

A mudança foi ainda mais intensa para as empresas com equipes externas que, para lidar com a nova realidade, teve que suspender suas atividades em campo.

Neste post, eu vou responder a pergunta que todos os gestores e responsáveis por um time que trabalha em campo estão fazendo: É o fim da Equipe Externa? Veja o que uma equipe fez para DRIBLAR a Pandemia e ter Resultados.

Efeitos da Pandemia no Mercado

De acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), o isolamento social, consequência do surto de Coronavírus, trouxe o fechamento de mais de 716.000 mil empresas no país.

Muitas dessas empresas possuíam equipes externas, e sem poder ir às ruas atrás de resultados, se viu obrigado a fechar as portas do seu empreendimento.

fonte: El País

Apesar da reabertura gradativa do comércio, não será tão simples se realocar no mercado.

Mas nada está perdido!

Com mudanças externas, acontecem mudanças internas, porém, existem 3 pilares da gestão que são essenciais para se manter no jogo, independente do ramo da sua empresa:

  1. Pessoas;
  2. Processos;
  3. Tecnologia.

1. Pessoas

O fator humano vem antes de tudo, afinal, nós nos comunicamos com pessoas, e não com tecnologia e processos, que devem sim, serem integrados na empresa para facilitar a comunicação.

Por conta disso, o cuidado com esse fator acontece desde o processo seletivo até o dia a dia da equipe.

Se você for um leitor semanal do blog, talvez tenha percebido que já falamos separadamente de cada fator necessário para turbinar sua equipe externa, pois então, eu deixo aqui em forma de passo a passo para você juntar essas peças e entender de vez a importância das pessoas na empresa:

Complementando o passo a passo citado acima, o gestor deve estimular um alinhamento de sonhos e expectativas que o funcionário tem sobre a empresa e função que exerce. 

Muitas vezes, a remuneração do funcionário não é o único argumento que pode ser usado para mantê-lo dentro da empresa, é necessário fazê-lo enxergar em seu próprio trabalho uma forma de alcançar seus objetivos pessoais.

2. Processos

O processo é tudo aquilo que sua empresa faz com uma periodicidade e padrão com o objetivo de torná-la comum e de fácil entendimento para todos os colaboradores da empresa.

Em uma equipe externa, por exemplo, o Manual da Visita de Vendas é um processo necessário para o funcionário externo saber o que fazer em uma visita.

Caso você não tenha definido ainda um processo para toda sua equipe, é simples:

  • Analise toda a sua equipe;
  • Identifique os 3 melhores funcionários;
  • Identifique o que eles fazem de comum;
  • Replique o processo deles para o restante da equipe.

Quer saber como montar um Manual da Visita de Vendas? Não se preocupe, já falei sobre isso em outro post:

Manual da Visita de Vendas com Formulários do Contele Gestor de Equipes 

3. Tecnologia

Nos últimos anos, tem ficado até redundante repetir e repetir que não existe mais negócio sem tecnologia! 

De 10 anos prá cá, a tecnologia nos possibilitou aumentar a produtividade, desburocratizar processos e acima de tudo ter métricas sobre qualquer ação. 

Se ainda sim, você possui alguma objeção referente à implementação de sistemas de tecnologia na sua gestão, presta atenção na próxima história.

O que a Capemisa fez para driblar a Pandemia

As empresas que não fecharam devido ao Coronavírus, se viram na missão de repensar seu formato de trabalho e optaram pelo modelo Home office.

A saída não foi diferente para empresas com equipe externa, e esse foi o caso do Adriano, Gerente de Administração e Planejamento Comercial da Capemisa Seguradora.

Adriano conta que viu o desafio de repensar a estratégia da sua equipe externa para manter a produtividade em home office, e para isso, contou com o auxílio da Tecnologia. 

Utilizando o Contele Gestor de Equipes, Adriano utilizou o recurso de Check-in e Check-out para controlar o contato do corretor com o cliente, e assim, manteve em suas mãos, o controle das informações.

Dessa maneira, mesmo em home office, Adriano sabe quais clientes estão sendo contatados e como está o fluxo de produtividade do seu time externo.

Sistema para Gestão de Equipes Externas

Com um sistema para gestão, como o Contele Gestor de Equipes, você tem todo controle da sua equipe externa de forma digital.

Dessa forma, você pode acompanhar os índices de produtividade da sua equipe através de Dashboard e ter na palma da mão informações sobre o desempenho na visita.

Novo Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Dashboard do Contele Gestor de Equipes

Curso Online Gestão de Equipes Externas 2.0

Ainda falando sobre o uso da tecnologia, existem diversas maneiras de utilizar os recursos que ela oferece para aumentar os resultados da sua equipe externa.

O Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 ensinará a você, gestor, um Passo a Passo para utilizar a tecnologia para potencializar os resultados da sua equipe externa.

Com um método comprovado, você aprenderá técnicas de disciplina e planejamento para seu time de colaboradores produzirem mais.

Inscreva-se no Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 e aprenda a metodologia que vai potencializar os resultados da sua equipe externa.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

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